Autoamizade

Autoamizade é uma técnica desenvolvida por mim, com o objetivo de acessar
minha verdadeira personalidade sem dramas ou desconfortos emocionais. Essa
técnica me permite desenvolver um diálogo respeitoso e positivo comigo mesma
a fim de reeducar de forma consciente meus pensamentos, sentimentos e
comportamentos patológicos ou deseducados.

Comecei a desenvolver essa técnica quando tomei consciência de que havia um diálogo dentro de mim e que esse diálogo era muito conflitante desencadeando níveis altos de ansiedade, baixa autoestima, complexo de inferioridade, insegurança e o pior, essa forma de funcionar conflituosa não deixava espaço para que eu fizesse ponderações e reflexões que viabilizassem a reforma de atitudes, de pensamentos e das emoções primitivas. Essa maneira de funcionar mantinha-me cativa ao ciclo de reações instintivas.

Cometia os mesmos erros, me cobrava, entrava num processo de culpa e de impotência que impediam as mudanças necessárias. A prática da técnica pode ser iniciada a partir da autoobservação. Comece a observar atentamente os diálogos que você trava consigo mesmo.

Tenha em mente que você é um amigo que observa os acontecimentos com o objetivo de cooperar e trazer a você esclarecimentos importantes, dados e fatos para serem analisados de forma isenta a fim de construir estratégias de funcionamento que ajudem na cura das emoções tóxicas abrindo espaço para novas atitudes.

Pode levar algum tempo até que você consiga atuar de forma amigável com relação a si mesmo. Persista e aja como você faria com um amigo muito querido que precisa muito da sua ajuda. Pense que o amigo querido, confia no seu discernimento, na sua capacidade de acolhimento, de compreensão, o amigo precisa de se sentir respeitado e apoiado por você.

Logo você colherá os primeiros frutos, você perceberá que algo dentro de você está disposto a confiar e a se abrir de maneira mais profunda para ser entendida, avaliada, apoiada e modificada para melhor.

Sobre Dirceia

Dirceia tem 63 anos, vive me Belo Horizonte, autodidata desde os anos 90, gosta de ler, escrever, conversar. Seu objetivo é trabalhar em prol do crescimento pessoal e das pessoas em seu entorno. Estuda, técnicas e ferramentas dentro da conscienciologia, do autoconhecimento, e nas dinâmica das relações, incluindo as diversas formas de funcionarmos no dia-a-dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *