Lidando com a realidade

É comum em nossa maneira de funcionar perdermos o equilíbrio, principalmente diante de pressões emocionais mais ostensivas.

Lidar com a realidade significa parar de justificar os próprios erros, significa promover o autoequilibrio diante de momentos de tensão, significa atuar com isenção e ética diante de manipulações e arbitrariedades, significa posicionar-se de forma madura em momentos de necessidade, significa também entender que não somos juízes e nem exemplos de perfeição para defendermos o moralismo apontando os erros dos outros.

Com muito esforço, aprendi a aumentar em mim, a capacidade de suportar a pressão emocional e manter a serenidade em momentos turbulentos. Várias ferramentas foram úteis para esse aprendizado, alguns livros, algumas terapias, mas o principal ainda é a capacidade adquirida de ser amiga de mim mesmo. Essa capacidade se sustenta pelo uso da técnica da autoamizade.

Quanto mais uso fazemos dessa técnica mais ampliamos o conhecimento de nós mesmos e mais conseguimos reciclar atitudes, pensamentos e sentimentos.

Sobre Dirceia

Dirceia tem 63 anos, vive me Belo Horizonte, autodidata desde os anos 90, gosta de ler, escrever, conversar. Seu objetivo é trabalhar em prol do crescimento pessoal e das pessoas em seu entorno. Estuda, técnicas e ferramentas dentro da conscienciologia, do autoconhecimento, e nas dinâmica das relações, incluindo as diversas formas de funcionarmos no dia-a-dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *