Relacionamentos Saudáveis

É interessante entender o significado de relacionamento, para poder assim, quem sabe, refletir e atuar a fim de melhorar nossos próprios relacionamentos.

Relacionamento significa: comunhão, envolver-se com alguém ao ponto de compartilhar experiências, é aprender com o outro.

Sinceramente, não posso dizer que foi fácil para mim, aprender a me relacionar de maneira mais positiva, ou melhor dizendo, menos prejudicial para ambos.

Foi difícil me permitir um envolvimento que chegasse ao ponto de abrir mão de valores egoístas e mesquinhos. É natural do ser humano querer ter razão, querer ser aceito, ser valorizado, porém o preço que pagamos por isso, é muito caro.

Ter razão pode parecer lógico e de direito, podemos querer que o outro reconheça que está errado, mas, se pensarmos na relação a longo prazo, certamente entenderemos que não vale a pena magoar o outro simplesmente porque queremos ter razão.

Querer ter razão porque o outro erra, porque é desaforo, ou seja por qualquer razão é infantilismo. Isso é uma picuinha. Uma chatice, uma questão de ego e totalmente desnecessário.

O relacionamento é muito mais do que duas pessoas competindo entre si, é muito mais do que a satisfação de nossos desejos primários.

Compreender isso e agir coerentemente com esse entendimento demonstra nosso nível de maturidade na relação.

Como andam as suas relações, quais são as guerrinhas que você mantém com irmãos, amigos, colegas de trabalho e parceiros. Porquê isso é tão valioso para você? Se você perder a razão o que pode acontecer?

É bom pensar sobre isso. Suas relações não irão melhorar sem a sua ajuda.

Dirceia Freitas

Sobre Dirceia

Dirceia tem 63 anos, vive me Belo Horizonte, autodidata desde os anos 90, gosta de ler, escrever, conversar. Seu objetivo é trabalhar em prol do crescimento pessoal e das pessoas em seu entorno. Estuda, técnicas e ferramentas dentro da conscienciologia, do autoconhecimento, e nas dinâmica das relações, incluindo as diversas formas de funcionarmos no dia-a-dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *