No dicionário, adaptação significa ação ou efeito de adaptar(-se). Ajuste de uma coisa a outra.
Relacionar a adaptação à experiência humana, é algo necessário devido às mudanças que ocorrem diariamente em nossa vida, desde a germinação do feto, até o último suspiro, a qualificação mais exigida é a capacidade de adaptação. Nós mudamos o tempo todo.
A natureza da experiência humana é de adaptação. Não existe um dia de vida em que o ser humano deixe de usar a capacidade adaptativa.
Então eu pergunto: de onde vem a teimosia em mudar? A dificuldade de adaptarmos ao novo, à pessoas diferentes, às mudanças de temperatura, à mudança de emprego? Por que tanta resistência? Por que queremos controlar o incontrolável? O mundo não é estático, a terra gira, nossa cadeia celular se renova infinitas vezes.
A vida nos ensina e nos mostra o tempo todo a necessidade de mudar, de adaptar. Esse tipo de resistência é oposta ao fluxo da vida.
O ser humano necessita urgentemente fazer as pazes com a sua qualificação inata da adaptabilidade. A intransigência, a teimosia e a rigidez estão nos destruindo, nos enlouquecendo e desvirtuando.
Nascemos para aprender e ser felizes, no entanto criamos a infelicidade ao nosso redor, ao abandonar qualidades da nossa natureza em prol de satisfazer vontades imaturas. Queremos, que as pessoas mudem, que a vida nos satisfaça as vontades, que os governos, os patrões, os maridos, as esposas, os filhos, os pais, tenham atitudes diferentes para nos felicitar.
Estas atitudes, pensamentos e sentimentos nos mantém na contramão da felicidade.
O segredo de viver bem, e equilibradamente, está na nossa capacidade de adaptação. Diante das dificuldades, deve surgir a aceitação. Quando aceitamos os acontecimentos nossos sentimentos se acalmam, nos permitindo utilizar as experiências passadas na solução do problema.
Procure refletir sobre suas resistências aos acontecimentos e busque reeducar-se. A vida nos surpreende sempre, isto é fato, isso não irá mudar, porém nós podemos e devemos mudar a forma que reagimos às surpresas.
Desdramatize os acontecimentos, esteja mais preparado para as intempéries, veja esses acontecimentos como oportunidade onde você pode aprender e utilizar toda sua experiência de vida. Se for necessário procure ajuda, as pessoas têm muito a oferecer em momentos difíceis.
Seja a pessoa que você gostaria de ser, reeduque-se e seja mais feliz.
Se eu puder ser útil, me procure. Deixe seu recado. Um grande abraço. Dirceia