Adaptação – O grande trunfo do ser humano

No dicionário, adaptação significa ação ou efeito de adaptar(-se). Ajuste de uma coisa a outra.

Relacionar a adaptação à experiência humana, é algo necessário devido às mudanças que ocorrem diariamente em nossa vida, desde a germinação do feto, até o último suspiro, a qualificação mais exigida é a capacidade de adaptação. Nós mudamos o tempo todo.

A natureza da experiência humana é de adaptação. Não existe um dia de vida em que o ser humano deixe de usar a capacidade adaptativa.

Então eu pergunto: de onde vem a teimosia em mudar? A dificuldade de adaptarmos ao novo, à pessoas diferentes, às mudanças de temperatura, à mudança de emprego? Por que tanta resistência? Por que queremos controlar o incontrolável? O mundo não é estático, a terra gira, nossa cadeia celular se renova infinitas vezes.

A vida nos ensina e nos mostra o tempo todo a necessidade de mudar, de adaptar. Esse tipo de resistência é oposta ao fluxo da vida.

O ser humano necessita urgentemente fazer as pazes com a sua qualificação inata da adaptabilidade. A intransigência, a teimosia e a rigidez estão nos destruindo, nos enlouquecendo e desvirtuando.

Nascemos para aprender e ser felizes, no entanto criamos a infelicidade ao nosso redor, ao abandonar qualidades da nossa natureza em prol de satisfazer vontades imaturas. Queremos, que as pessoas mudem, que a vida nos satisfaça as vontades, que os governos, os patrões, os maridos, as esposas, os filhos, os pais, tenham atitudes diferentes para nos felicitar.

Estas atitudes, pensamentos e sentimentos nos mantém na contramão da felicidade.

O segredo de viver bem, e equilibradamente, está na nossa capacidade de adaptação. Diante das dificuldades, deve surgir a aceitação. Quando aceitamos os acontecimentos nossos sentimentos se acalmam, nos permitindo utilizar as experiências passadas na solução do problema.

Procure refletir sobre suas resistências aos acontecimentos e busque reeducar-se. A vida nos surpreende sempre, isto é fato, isso não irá mudar, porém nós podemos e devemos mudar a forma que reagimos às surpresas.

Desdramatize os acontecimentos, esteja mais preparado para as intempéries, veja esses acontecimentos como oportunidade onde você pode aprender e utilizar toda sua experiência de vida. Se for necessário procure ajuda, as pessoas têm muito a oferecer em momentos difíceis.

Seja a pessoa que você gostaria de ser, reeduque-se e seja mais feliz.

Se eu puder ser útil, me procure. Deixe seu recado. Um grande abraço. Dirceia

Sobre Dirceia

Dirceia tem 63 anos, vive me Belo Horizonte, autodidata desde os anos 90, gosta de ler, escrever, conversar. Seu objetivo é trabalhar em prol do crescimento pessoal e das pessoas em seu entorno. Estuda, técnicas e ferramentas dentro da conscienciologia, do autoconhecimento, e nas dinâmica das relações, incluindo as diversas formas de funcionarmos no dia-a-dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *